8 Bons Motivos para Amamentar o Bebê até os 6 Meses

Leite materno é vida! Pode acreditar: ele é insubstituível , fundamental para a criança crescer com saúde e deve ser um alimento exclusivo durante os primeiros seis meses de vida do bebê, quando outros alimentos começam a ser incluídos na dieta. Mesmo assim, no Brasil, 90% das crianças são amamentadas inicialmente, mas apenas 6% continuam exclusivamente com o aleitamento materno até os dois meses de idade.

O dado é preocupante já que, de acordo com a Unicef, quase metade das mortes de crianças menores de um ano ocorre na primeira semana de vida por falta do aleitamento materno. O ato fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho, protege e estimula o desenvolvimento da criança, mas não é só isso. Confira mais 8 bons motivos e esclarecimentos para amamentar o seu filho corretamente:

Leite Materno e o DHA

O DHA contido no leite materno é frequentemente apontado como responsável ​​pela relação causal entre aleitamento materno e QI (quociente de inteligência) mais alto. Estudos demonstram que é importante fortalecer a suplementação de DHA a partir do último trimestre de gravidez, quando ocorre um crescimento importante do bebê, até os cinco primeiros anos de vida.

Durante a gravidez, o DHA tem efeitos positivos relacionados à prematuridade e baixo peso ao nascer, como evidenciado no estudo “DHA supplementation and pregnancy outcomes” (Os resultados da suplementação de DHA e gravidez) liderado pela Dra. Susan Carlson, na Universidade de Kansas, nos Estados Unidos.

“A prematuridade é a principal causa de mortalidade neonatal e morbidade neurológica de curto e longo prazos, e representa um problema de saúde importante, com custos econômicos e sociais significativos para famílias e governos,” salienta o Dr. Mário Cícero Falcão, pediatra e nutrólogo, professor da Faculdade de Medicina da USP.

Consumo de DHA

Segundo a Organização Mundial de Saúde, é recomendado o consumo diário de 200 a 300 mg de Ômega-3 do tipo DHA por dia durante a gravidez e lactação. O nutriente é encontrado naturalmente em peixes gordurosos de águas salgadas e frias, como salmão, bacalhau, atum, arenque, sardinha, cavala e algas, a partir das quais estes peixes se alimentam. Outra opção é a suplementação. Neste caso, converse com um especialista.

Fonte Universo Jatobá.

Aílson Garcia
Administrador em Ajduk's
Sou Ailson Garcia. Tenho 41 anos e sou o criador do portal gospel Ajduk's. Também sou locutor da rádio Ajduk's, editor do portal, fotógrafo, técnico de som e administrador direto da rádio. Sou casado com Andreia Garcia e moramos em Tupã desde 1988. Desde 2000 sou cristão dedicado a levar a palavra de Deus para o mundo. Tenho prazer em fazer a obra de Deus e através deste ministério alcançar vidas em todo o mundo com a ajuda da internet.
Aílson Garcia on EmailAílson Garcia on FacebookAílson Garcia on InstagramAílson Garcia on TwitterAílson Garcia on Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *