Verdadeiro ou Falso?Restaurante em Tóquio será o primeiro a servir Carne Humana?

É verdade que o restaurante japonês Resoto ototo no shoku ryohin teria conseguido licença para servir legalmente carne humana para seus clientes?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs no final de novembro de 2017 e foi um dos assuntos mais compartilhados nas redes sociais. Muitos comentários indignados com um restaurante em Tóquio que teria conseguido uma licença para incluir pratos preparados com carne humana em seu cardápio!

O restaurante Resoto ototo no shoku ryohin (que – de acordo com a notícia – significa “irmão comestível“) estaria atraindo inúmeros clientes interessados em provar o sabor da carne humana.

O primeiro cliente, segundo a reportagem, teria dito que a carne humana tem sabor parecido à de carne de porco, com diferenças na sua textura…

Os pratos podem chegar ao valor de 30 mil euros, que são dados para a família assim que o indivíduo morre.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Verdade ou farsa?

Em maio de 2016, revelamos aqui no E-farsas a verdade sobre uma fake news que havia se espalhado na web sobre a suposta exportação de carne humana da China para outros países! Na ocasião, explicamos que a notícia falsa havia usado fotos de uma ação de marketing para o lançamento do jogo de videogame Resident Evil 6 e que os corpos humanos mostrados nas fotos eram, na verdade, feitos com carne de porco e pedaços de linguiça e presunto!

Em novembro de 2017, essas fotografias voltaram a circular, só que em outro contexto. Dessa vez, a notícia dava conta de que um restaurante estaria servindo carne humana a seus clientes na capital japonesa.

Em outras versões dessa mesma fake news, são usadas fotos de corpos embalados em bandejas, mas essas imagens são de um protesto feito no Chile, em 2012, contra o consumo de carne animal!

Acontece que não existe nenhum restaurante chamado “Resoto ototo no shoku ryohin” que, aliás, não significa “irmão comestível”). O jornal Folha MT afirma ter entrado em contato com um representante da Embaixada do Japão no México e a resposta foi que isso é “um completo absurdo”. Além disso, o representante teria afirmado que – diferente do que essa fake news afirma – o Japão não tem leis que liberam o consumo de carne humana.

Origens

Tudo começou com uma publicação feita no dia 1º de abril de 2016, em um site de cultura japonesa, como uma brincadeiraem celebração ao Dia da Mentira!

Em julho daquele mesmo ano, o site humorístico de língua espanhola La Voz Popular deu uma “melhorada” no boato, acrescentando mais informações (todas elas falsas, é claro).

Aqui no Brasil, a “notícia” se espalhou graças a publicações feitas em sites de grande alcance (mas de pouca credibilidade) como o Fatos Desconhecidos, o Extraterrestres Online, o Portal de Ocorrências e outros. Nenhum deles parece ter se dado ao trabalho de pesquisar a origem dessa “notícia”…

Conclusão

A notícia afirmando que um restaurante em Tóquio está vendendo carne humana para seus clientes é falsa! Tudo começou com uma postagem feita de brincadeira para o dia primeiro de abril de 2016!

Fonte e-farsas.com

Compartilhe
Aílson Garcia
Administrador em Ajduk's

Sou Ailson Garcia. Tenho 39 anos e sou o criador do portal gospel Ajduk’s. Também sou locutor da rádio Ajduk’s, editor do portal, fotógrafo, técnico de som e administrador direto da rádio. Sou casado com Andreia Garcia e moramos em Tupã desde 1988. Desde 2000 sou cristão dedicado a levar a palavra de Deus para o mundo. Tenho prazer em fazer a obra de Deus e através deste ministério alcançar vidas em todo o mundo com a ajuda da internet.


Aílson Garcia on EmailAílson Garcia on FacebookAílson Garcia on InstagramAílson Garcia on TwitterAílson Garcia on Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: