Quais são os Primeiros Sintomas de Alzheimer?

Com essa vida agitada que levamos as falhas de memória são comuns, esquecer as chaves, ou não lembrar se fechou a porta acontece com todo mundo, mas quando esses lapsos ficam mais frequentes, será que é a hora de se preocupar com o Mal de Alzheimer ou é apenas para tirar férias? Vamos tirar as dúvidas mais recorrentes sobre essa doença e se você ainda tiver outras perguntas mande para gianaramos@yahoo.com.br.

O que é?

É uma enfermidade em que as células cerebrais morrem, sendo assim a pessoa apresenta um processo de demência e perda das funções cognitivas como a memória, atenção, linguagem, orientação, planejamento dos movimentos). É mais comum em idosos após os 75 anos, mas existem manifestações a partir dos 50 anos, mas nesse caso o fator genético é levado em conta, no geral a doença não tem uma causa bem definida, está relacionada ao envelhecimento do neurônio, se diagnosticado no início é possível reverter os sintomas por mais tempo garantindo mais qualidade de vida ao indivíduo. Estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.

Quais são os sintomas?

Afeta prioritariamente a cognição e o comportamento, pois comumente atinge neurônios responsáveis por planejamento e execução de tarefas complexas e memória.

Comportamentos mais comuns:

  1. Perda de memória e repetições da mesma fala ou ação.
  2. Dificuldade de atenção
  3. Mudança de comportamento constantes (irritabilidade e alterações de humor).
  4. Dificuldades para realizar tarefas corriqueiras.

O ator Carlinhos Moreno, voluntário da ABRAz gravou um vídeo onde mostra as manifestações mais comuns da doença.

 

Diagnóstico?

Se você tem 50 ou mais e tem casos de Mal de Alzheimer na família, é importante fazer os exames preventivos a partir dessa idade, sobretudo se você já viveu alguma situação mostrada pelo Carlinhos Moreno no vídeo acima. Os testes para Alzheimer incluem uma avaliação física, neurológica e psiquiátrica e um histórico médico sobre o uso de medicamentos, dieta e condições médicas do paciente. Também são realizados testes de memória, resolução de problemas lógicos e de linguagem (testes cognitivos).

O diagnóstico da doença em seus estágios iniciais tem benefícios, saber da condição com antecedência pode ajudar o paciente e sua família a planejar o futuro, enquanto a pessoa ainda pode participar nas decisões, esse diagnóstico deve ser feito por um neurologista e a tarefa é muito difícil, pois existem diversas doenças cerebrais que iniciam-se da mesma maneira.

Tratamento?

Pessoas nos estágios iniciais da doença podem receber medicamentos que protegem o cérebro para impedir o rápido progresso da condição e dos sintomas da doença, por isso o diagnóstico precoce é muito importante. O doente precisa de assistência ao longo das 24 horas do dia, o quadro da patologia evolui rapidamente, em média, por um período de cinco a dez anos, os pacientes, em geral, morrem nessa fase.

Cura?

Apesar de muitas pesquisas caminhado no Brasil e no exterior, a doença ainda não tem cura, mas tem tratamento isso é importante, então para fechar essa coluna vou usar o slogan da ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer).

“Doença de Alzheimer quanto antes souber mais tempo você terá para lembrar”.

Fonte Universo Jatoba

 

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Aílson Garcia
Administrador em Ajduk's
Sou Ailson Garcia. Tenho 41 anos e sou o criador do portal gospel Ajduk's. Também sou locutor da rádio Ajduk's, editor do portal, fotógrafo, técnico de som e administrador direto da rádio. Sou casado com Andreia Garcia e moramos em Tupã desde 1988. Desde 2000 sou cristão dedicado a levar a palavra de Deus para o mundo. Tenho prazer em fazer a obra de Deus e através deste ministério alcançar vidas em todo o mundo com a ajuda da internet.
Aílson Garcia on EmailAílson Garcia on FacebookAílson Garcia on InstagramAílson Garcia on TwitterAílson Garcia on Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: